domingo, maio 29, 2005

Rapsódia em Agosto (1991)


Este filme é muito bom. O filme mais representativo sobre a Segunda Guerra que já vi, sob uma perspectiva que contrapõe as visões dos americanos e dos japoneses sobre o terror que ocorreu em Nagaski e Hiroshima, mostrando o outro lado da história que nós ocidentais pouco sabemos, mas essencialmente é um filme sobre pessoas, e é neste sentido que se aproxima os dois povos.

Lançado em 1991, Rapsódia em Agosto foi um trabalho de Akira Kurosawa que acabou servindo como reconciliador entre o cineasta e o público e crítica japoneses.
Kurosawa toca em uma ferida antiga: o trauma intransponível do ataque nuclear norte-americano os cidades de Nagasaki e Hiroshima, em agosto de 1945.
O diretor apresenta uma reflexão sobre o choque entre o presente e o passado, representado por uma sobrevivente de Nagasaki, que é convidada por parentes americanos a fazer uma viagem ao Havaí.
Enquanto ela vê o convite como uma recordação de toda a desgraça que viu e passou, seus netos ficam eufóricos. Como acontece aqui no Brasil também, os garotos se "fantasiam" com roupas dos EUA, só querem saber da cultura americana, entre outras coisas.
Para mostrar seu repúdio pela violência inata do ser humano, Kurosawa abusa das metáforas. Rapsódia em Agosto, sem a menor dúvida, é um dos filmes mais sensíveis e tocantes sobre a segunda Guerra Mundial.
Sem ser falsamente cult, eu recomendo que você caro único leitor amigo assita aos filmes do Kurosawa, uns dos cineastas mais sensíveis do século XX.
Posted by Hello

0 comentários: