sexta-feira, maio 29, 2009

Saudade já tem nome de mulher

Em Brasília, pela forte presença nordestina, temos um mês de junho com muita festa junina, forró, canjica e quentão, além do frio e da seca.

Esse período foi inaugurado com show da Elba Ramalho num evento cultural diferente. Um açougue anualmente produz um grande show e durante o ano diversas atividades, desde bibliotecas nas paradas de ônibus como incentivo às bandas locais.

Logo foi uma atividade cultural bem diferente para a ilha da fantasia. Já que acontece na rua, entranda franca e, principalmente, porque permite a inclusão.

Contudo, o que mais me chamou a atenção foi essa frase de uma música bastante conhecida que Elba cantou: "saudade já tem nome de mulher".

Nunca havia pensando como muitos substantivos abstratos são femininos, como saudade, tristeza e dor. Provavelmente, porque por milênios carregamos a parte mais pesada do calvário.

Para nosso consolo contribuimos, também, com a beleza, a esperança e a paixão.

Porém, eles nos deram o amor, que para mim devia ser um substantivo coletivo, já que não há amor que brote sem que haja pelo menos dois.

4 comentários:

Clari... disse...

A saudade, A luxúria, A beleza, A inteligência, A perspicácia, A natureza, A criação, A indecisão, A compulsão, A malícia, A loucura, A atração... é tudo feminino, no conteúdo, na práxis, na forma...

Clari... disse...

Ah, o final tá bonitinho: amor como coletivo... tipo matilha, manada, cardume... :p

Amanda disse...

Eu pensi num coletivo mais para constelação :)

Numa constelação de amor...

Daniel P disse...

A música referida é "Lembrança de um beijo", que ficou conhecida pela voz do fagner mas ganhou várias versões, como a da própria Elba e até do Sidney Magal com uma banda de forró.

Por sinal o ruim de morar no RS é que São João passa praticamente despecebido por aqui... menos mal que tenho vários amigos nordestinos que se encarregam de garantir a festa junina ;)

Gosto do final da música, que diz algo mais ou menos assim:

"O cabra pode ser valente
E chorar
Ter meio mundo de dinheiro
E chorar
Ser forte que nem sertanejo
E chorar
Só na lembrança de um beijo
Chorar"