quarta-feira, março 29, 2006

O cinema enquanto Teen

Garotas que dizem ni

Dizem que eles são insuportáveis, abomináveis, indomáveis. Dizem que estão em uma idade miserável e cheia de mimos, manhas, marras. Dizem também que estão em alta, e que tudo o quanto é produto manufaturado visa essa classe. Dizem que eles são a faixa consumidora mais exigente e abonada (abonada com a bufunfa da mamãe, com certeza). Ah, os adolescentes... Dominam todo o recinto aonde estão com sua magia, espontaneidade e falta de noção! Até a sétima arte essa racinha conquistou.

Se tem uma coisa que me mete medo é entrar em sala de cinema e notar que a esmagadora maioria das cadeiras está ocupada pela garotada entre 12 e 17 anos. Primeiro sobe um frio na espinha; depois imagino que o filme foi uma péssima escolha; então noto o zumzum de gritinhos, conversas, chavecos e dá vontade de chorar. Já sei que será uma loooonga sessão. Mas me mantenho firme.

Não atirem balas de menta ou o CD do Linkin Park! Não é preconceito, é fato. Todos já passamos por isso, é bom não esquecer. Mesmo quem hoje diz “eu não era tonto assim no cinema”... ah, está mentindo. Era bobo sim. Senão pior. Eu soltei berros premeditados em “Jurassic Park” só para dar uma de aparecida. E gritei “lindooo!” quando Harrison Ford surgiu em “Indiana Jones e a Última Cruzada”. É bobeira da idade, dá e passa. Quase sempre.

De tanto se fazerem presentes nas salas de cinema, os adolescentes devem ter despertado a sanha mercenária dos executivos de estúdio. Abro aqui o site especializado e vejo: dos dez filmes mais vistos, seis são obviamente destinados aos teens. Eles têm tempo, mesada e uma certa falta de critério. Consomem qualquer coisa! É de fato um grande negócio.

Em tudo quanto é gênero, já existe a versão adolescente. Batido, sem dúvida. E fácil de cair mesmo pra mim, uma já-não-tão-molecota (mas não espalha). Apenas avalio, mais ou menos de longe, o que há em cada setor feito para eles...

Romance teen
Menino popular bate aposta que pega a menina nerd, mas ele se apaixona, e a menina nerd descobre, e eles brigam, reatam ao som de banda do momento e fim. Ou: menina popular está em crise existencial, conhece menino nerd, apaixona, fica em dúvida sobre ser popular ou mostrar seu eu interior, eles brigam, reatam ao som de banda do momento e fim. Assim acontece em 99% dos romancinhos para adolescentes. Em tempo: precisa ter a presença do Freddie Prinze Jr. ou da Hillary Duff. Em tempo 2: eu caio nessas.

Terror teen
Eles mal têm permissão para dirigir ou beber. Mas correm de modo alucinado por mansões decrépitas no meio do nada fugindo de assassinos sanguinários. E escorre sangue, viu? Mostra-se tudo, sem censura. Vísceras brotam do tórax, membros são decepados, há escalpo, decapitação, enforcamento, todo tipo de morte matada bem nojenta. Tudo ao som de uma banda do momento, claro, e com duas ou três gostosas de 32 anos fingindo ter 17 – e com um botão da blusa escandalosamente faltando. Ah, e eu caio nesses também.

Drama teen
Filme de adulto choroso fala sobre doenças graves, conflitos familiares sérios, sofrimento profundo por causa de filhos, marido, amante. Filme de adolescente choroso também, basta aplicar diálogos com gírias e destacar atores semi-convincentes. Não convence, de qualquer jeito. Principalmente se eles aprenderem a chorar apenas com a ajuda de cristais. Mas vai bem se a temática girar em torno de garotas que se vestem de rapazes e são apaixonadas por garotas ou moleques que lêem poesia e forjam uma amizade eterna com a ajuda de seu professor magnânimo. Lógico, eu caio nesses. E choro (ao som da balada da banda do momento).

Comédia teen
Roteiro muito complexo que envolve pais em viagem, garoto com más intenções, policiais ranhetas, aventuras noturnas e um amasso com uma loira fatal qualquer. Também vale criar qualquer maluquice improvável, como um rapazote que se transforma em lobisomem ou que morre e reencarna em outro corpo só para... er... vencer as finais do basquete colegial? Pode ser. Tanto faz. Desde que tenha guerra de comida no refeitório - sim, ao som da banda do momento - e um final edificante, quando um marmanjo aceita o excluído no grupo e puxa uma salva de palmas com a escola toda. Sim, pode apostar seus pompons de líder de torcida: eu caio em todas elas.

Fantasia teen
Até nesse gênero complexo eles estão dando as cartas. Começou discretamente lá nos anos 80 com “A Lenda” e “Labirinto”. Foi ignorado por algum tempo – afinal, pra quê gastar dólares com maquiagem e figurino se podemos filmar com o Freedie Prinze Jr. numa escola? – e retornou com “O Senhor dos Anéis”, “Harry Potter” e as famigeradas “Crônicas de Nárnia”. Ah, você diz, mas isso não atrai apenas adolescentes. Mas eles não esperam convite e estarão lá na salona, conversando feito papagaios, chutando a poltrona alheia, espalhando pipoca pelos ares, fazendo piadinhas quase engraçadas. Não são deliciosamente odiosos? Eu caio no charme deles.

**Muito bom esse texto. Para aqueles que como eu, tem vontade de ser jogar da ponte Costa e Silva só para não ir ao cinema no Pier 21 sabádo.

PS: Quem não sabe onde fica o Pier 21, pense no habitat natural de teens de classe média para cima.

2 comentários:

kenya55nikole disse...

Are you stuck in a job that is leading you on the path to no where?
We can help you obtain a College Degree with classes, books, and exams
Get a Genuine College Degree in 2 Weeks!
Well now you can get them!

Call this number now 24 hours a day 7 days a week (413) 208-3069

Get these Degrees NOW!!!

BA, BSc, MA, MSc, MBA, PHD,

Within 2 weeks!
No Study Required!
100% Verifiable

Call this number now 24 hours a day 7 days a week (413) 208-3069

These are real, genuine, They are verifiable and student records and
transcripts are also available. This little known secret has been
kept quiet for years. The opportunity exists due to a legal loophole
allowing some established colleges to award degrees at their discretion.

With all of the attention that this news has been generating, I wouldn't
be surprised to see this loophole closed very soon.

Get yours now, you will thank me later!
Call this number now (413) 208-3069
We accept calls 24 hours a day 7 days a week.

leanordprehiem4188278137 disse...

While you read this, YOU start to BECOME aware of your surroundings, CERTIAN things that you were not aware of such as the temperature of the room, and sounds may make YOU realize you WANT a real college degree.

Call this number now, (413) 208-3069

Get an unexplained feeling of joy, Make it last longer by getting your COLLEGE DEGREE. Just as sure as the sun is coming up tomorrow, these College Degree's come complete with transcripts, and are VERIFIABLE.

You know THAT Corporate America takes advantage of loopholes in the system. ITS now YOUR turn to take advantage of this specific opportunity, Take a second, Get a BETTER FEELING of joy and a better future BY CALLING this number 24 hours a day.
(413) 208-3069